Uhulles











{03/04/2009}   Morte em Terra Estrangeira

Nova visita na biblioteca pública, mais um livro pra comentar pra vocês. Para variar um pouco, dessa vez eu realmente acabei de ler ele então dá pra contar a história direitinho. Essa é a capa do livro que eu consegui:

Morte em Terra Estrangeira
Morte em Terra Estrangeira

 

“A imagem tá pequena” – Também achei, ou melhor, não achei nenhuma outra no goggle. O livro faz parte de uma série e pelo que deu pra ver é o segundo, mas sem problema ler esse sem ler o primeiro. Na realidade eu nem sabia que tinha um primeiro até procurar pela bibliografia da autora, que por sinal tem muita coisa que parece legal.

Donna Leon
Donna Leon

Essa é a autora do Morte em Terra Estrangeira. Na foto que tem no fundo do livro ela parece muito um homem, mas muito mesmo. Mas se ela fosse um traveco eu ainda leria os livros, já que eles são muito bons. Donna leon nasceu em New Jersey, em 1942, e desde 1981 mora na Itália. Seu primeiro livro, Morte no Teatro La Fenice (Companhia das Letras, 2000), ganhou o prêmio Suntory de melhor romance policial. Eu ouvi gente comparando ela com a Agatha Christie, mas aí já são outros quinhentos.

O personagem principal do livro é o comissário Brunetti, responsável pela área de Veneza, onde acontece um assassinato durante a madrugada.Um corpo aparece boiando nas águas de um canal de Veneza e tirando o comissário mais cedo da cama. O cádaver é identificado como um soldado americano residente de Vicensa, uma cidade perto de uma base militar americana. Brunetti é pressionado pelo seu superior para despachar logo o crime como roubo seguido de morte, para não prejudicar o turismo com notícias sensacionalistas. Apesar das ordens do superior ele vai até a base americana investigar a vida do rapaz e o porque dele ter vindo de tão longe para morrer em uma viela escura de Veneza. Todas as peças se encaixam para um roubo que deu errado, mas Brunetti acha que existe alguma coisa dentro da própria base militar que resultou na morte do jovem.

Lá ele descobre que a supervisora do morto era sua namorada às escondidas e intui que ela sabe de alguma coisa sobre o assassinato. Ela é encontrada uma semana depois morta em seu apartamento por overdose. Brunetti não acredita na possibilidade pelas conversas que teve com ela e começa a investigar essa morte também. Outro crime é designado para ele: um roubo de quadros da casa de um rico empresário. As peças dos dois incidentes vão se unindo de uma forma impressionante, acho que essa união é o que torna o livro tão interessante.

Eu não sou muito fã de história policial, principalmente poque tem alguns escritores que viajam na maionese exageram um pouco na sagacidade dos detetives. Aqui já foi uma coisa mais realista, com um tom de mau humor, erros e sarcasmo. No geral o livro é bom, mas também peca em alguns pontos. Veneza não é uma cidade enorme, mas obviamente é cheia de gente que vem de todos os lugares. No livro a impressão que você tem é que todo mundo se conhece e eu odeio esse tipo de coisa, já que muitos personagens aparecem apenas por aparecer. Outro lado que eu não gostei foi a parte familiar, achei bem sem graça e artificial. Vale a pena ler pela história e desenvolvimento, que são muito bons. Eu achei o livro pra vender em alguns sites, então talvez tenha em alguma livraria perto de você.

Anúncios


Tommy Beresford says:

A propósito de Agatha Christie e outros temas afins, convido você e a todos para conhecerem alguns blogs de minha autoria…

A Casa Torta: O Mundo de Agatha Christie
http://acasatorta.wordpress.com

Cinema é Magia
http://cinemagia.wordpress.com

Somente Boas Notícias
http://somenteboasnoticias.wordpress.com

Televisão é Magia
http://telemagia.wordpress.com

Um abraço e um Feliz 2009.
Tommy Beresford



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

et cetera
%d blogueiros gostam disto: